Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 contou com pré-conferências em Russinhas e Avencas nesta sexta (23)

261
Foto: Bruna Oliveira/SECOM Gravatá

A programação desta sexta-feira (23) da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 contou com duas pré-conferências que antecedem a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 20 de setembro em Gravatá. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, as pré-conferências aconteceram nos distritos de Russinhas e Avencas.

“PARA NÓS, É UM GRANDE MOTIVO DE ALEGRIA PODER VOLTAR AOS DISTRITOS E VER AS COMUNIDADES REFLETINDO, ANALISANDO E PROPONDO MELHORIAS SIGNIFICATIVAS PARA A QUALIDADE DO ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO MUNICÍPIO. O INTUITO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS, DURANTE A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA, É FAZER COM QUE TODA A SOCIEDADE SE EMPODERE E ELABORE, DE FORMA PARTICIPATIVA E ATIVA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE NORTEARÃO NOS PRÓXIMOS ANOS A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, QUANTO AOS PROCESSOS DE INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ESSA É A MARCA DA GESTÃO DO PREFEITO JOAQUIM NETO, ESCUTAR OS ANSEIOS DAS PESSOAS E BUSCAR BONS RESULTADOS”, EXPLICOU FERNANDO JÚNIOR, SECRETÁRIO EXECUTIVO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, cinco pré-conferências estão sendo realizadas. Nelas, são eleitos os delegados, que são aqueles que irão representar os distritos na conferência municipal, tendo o poder de voto na hora de escolher as melhores propostas apresentadas.

Maria Rosa é moradora do distrito de Avencas e fez questão de participar da pré-conferencia para ficar por dentro do que está sendo proposto pela população.

“PRA MIM, ESSA PRÉ-CONFERÊNCIA FOI ÓTIMA E BEM PRODUTIVA. TENHO UM NETO DE SETE ANOS COM AUTISMO E VIM PARTICIPAR COM O OBJETIVO DE BUSCAR MELHORIAS E DE OUVIR AS PROPOSTAS QUE ESTÃO DANDO PRA O NOSSO DISTRITO”, REGISTROU.

Ana Paula é professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola José Batista de Melo, no distrito de Avencas, e levou algumas propostas dos pais de alunos e dos demais professores da instituição.

“MEU GRUPO PROPÔS QUE SEJAM CONSTRUÍDOS UM PARQUE E UMA QUADRA NO DISTRITO ADAPTADOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. ESSA PRÉ-CONFERÊNCIA FOI MUITO PROVEITOSA. OS PAIS SE FIZERAM PRESENTES E PARTICIPARAM ATIVAMENTE. É MUITO IMPORTANTE OUVIR A COMUNIDADE E AVALIAR AS SUAS NECESSIDADES”,ENFATIZOU.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei Federal N°13.585 de 26 de dezembro de 2017, acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. Sob a temática para o ano de 2019 “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, o objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão. A iniciativa é uma realização dos estados e dos municípios, em parceria com a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES).

Na tarde desta segunda-feira (26), a programação segue com uma palestra “Superação e Autonomia”, na Escola Amenayde Farias do Rego Barros.

Confira a programação completa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019:

21/08 – Abertura do evento seguida de palestra.
Local: Sede da Associação Musical XV de Novembro
Horário: 14h

22/08 – Pré-conferência
8h em Uruçu-Mirim
14h em Mandacaru

23/08 – Pré-conferência
8h em Avencas
14h em Russinhas

26/08 – Palestra “Superação e Autonomia”
14h na Escola Amenayde Farias do Rego Barros

27/08 – Pré-conferência da Zona Urbana
14h no CAIC

28/08 – Palestra sobre transtorno global do desenvolvimento
14h no CAIC.

Move | A Marca da Sua Marca!