Distrito de Avencas recebe ação do Outubro Rosa nesta terça (22)

347
Foto: Rcardo Labsstier/SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (22) mais uma ação do Outubro Rosa, campanha que visa prevenir e alertar a população sobre o câncer de mama e do colo do útero. Desta vez, os serviços foram oferecidos na Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Avencas.

“COMO NOS DISTRITOS O ACESSO É MAIS DIFÍCIL, NÓS, DA SECRETARIA DE SAÚDE, TRAZEMOS OS SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO QUE NEM SEMPRE PODE SE DESLOCAR PARA O HOSPITAL. QUANDO TRAZEMOS ESTES EVENTOS PARA A COMUNIDADE, AJUDAMOS NA PREVENÇÃO DESSES TIPOS DE CÂNCER. A NOSSA IDA AOS DISTRITOS É UMA PROPOSTA DO PREFEITO JOAQUIM NETO, QUE SOLICITOU UM PLANO DE AÇÃO PARA TRABALHAR O OUTUBRO ROSA NA ZONA RURAL TAMBÉM”, EXPLICOU A COORDENADORA DAS POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DA SECRETARIA DE SAÚDE, ÉRICA XIMENES.

Diversos serviços de saúde e de beleza foram realizados, como aferição de pressão, teste de glicose, consulta odontológica, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. As moradoras também assistiram a uma peça de teatro e a uma palestra que abordaram os temas do autoexame, acompanhamento da própria saúde e os procedimentos que devem ser tomados após o diagnóstico da doença.

“ESSA É UMA OPORTUNIDADE QUE O PÚBLICO FEMININO TEM PARA CONHECER MELHOR SEU CORPO E CUIDAR DA SAÚDE, OLHANDO MAIS PARA SI. AS MULHERES DE AVENCAS ESTÃO SEMPRE SEGUINDO OS NOSSOS CONSELHOS QUANTO A ISSO. AQUI, A POPULAÇÃO ABRAÇA A CAUSA E ISSO DÁ UM ÓTIMO RESULTADO”, AFIRMOU A ENFERMEIRA DA USF, SIMONE GOMES.

Antônia Maria, moradora do distrito, fez questão de estar presente na ação e falou sobre a importância de se participar de eventos como esse.

“A palestra de hoje foi maravilhosa. É muito bom quando o posto oferece essas ações, pois traz informações importantes sobre a saúde da mulher. Já fiz o autoexame, aferi minha pressão e tudo foi nota dez”.

Além dos distrito de Avencas, as USF’s dos sítios Lagoa do Fernando e Ana Caminha, bem como, do Bairro Nossa Senhora das Graças, também realizaram a ação nesta terça. Para finalizar a campanha do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde realizará uma caminhada no dia 31, saindo da Praça da Matriz, a partir das 15h.

Move | A Marca da Sua Marca!