IDEB: Gravatá alcança melhor índice da Educação Básica dos últimos anos

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Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Educação de Gravatá divulgou mais um avanço na rede municipal de ensino. É que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao biênio de 2019, em que Gravatá atingiu o melhor resultado dos últimos anos, chegando ao índice geral de 4.8, para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 4.2 para os anos finais.

Desde 2009, a gente não apresentava índices tão representativos como estes de agora, e todo o município comemora isso hoje. O nosso objetivo agora é projetar ainda mais melhorias na qualidade do ensino, através da captação de recursos para poder participar de programas de incentivo à aprendizagem. Precisamos que esses índices estejam em evidência e é isso o que atualmente estamos conseguindo conquistar”, comemorou a Secretária Municipal de Educação de Gravatá, Íris Dias.

O IDEB é um instrumento de avaliação que mede a qualidade da Educação Básica das escolas das redes federal,estadual e municipal dos estados e municípios do país, com base em dois fatores, que são os índices de aprovação, reprovação e abandono escolar, informados pelo Censo Escolar, associados aos resultados das avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), através de provas em larga escala nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A cada 2 anos, uma meta é estabelecida para cada escola, município e estado, levando-se em consideração os resultados já obtidos nos biênios anteriores.

Na rede municipal de Gravatá, para os anos iniciais, o resultado de 2017 foi 4.2, chegando em 2019 a 4.8, quase atingindo a meta para este ano, que foi de 4.9. Para os anos finais, o ano de 2017 apresentou como resultado o índice de 3.8, subindo para 4.2 em 2019, o que resultou em um percentual ainda melhor, ultrapassando a meta para este ano, que foi de 4.0.

Duas instituições de ensino da rede municipal da cidade se destacaram nos resultados para os anos iniciais, com uma média de 5.9, que foram as Escolas Paulo Bezerra, Francisco Galdino Chaves e Escola Jesus Pequenino. Já para os anos finais, as escolas que ocuparam lugar de destaque foram a Escola Municipal Amenayde Farias do Rego Barros e Escola Edgar Nunes Batista com pontuação de 5.2.  

Mediante o período de pandemia de Covid-19, nosso maior desafio será garantir a permanência desse índice pelos próximos anos. Em 2021, esses alunos serão avaliados novamente, mas não tivemos período presencial de aula e ainda não temos perspectiva para que isso aconteça agora em 2020. Para que esses resultados continuem crescendo, iremos continuar com os programas de educação em casa, com plataformas educacionais, cadernos de atividades e, a partir do próximo mês, começaremos com o ensino híbrido para colocar internet em todos as escolas, com o intuito de que aquele aluno que não tem acesso à internet possa ir até uma escola para assistir às videoaulas”, anunciou a Secretária de Educação.

Para saber mais sobre o IDEB e para acompanhar os resultados com maiores detalhes, acesse: http://inep.gov.br/web/guest/ideb

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