A campanha do Outubro Rosa está chegando ao fim e, nesta sexta-feira (30), foi a vez das moradoras do sítio Lagoa do Fernando receberem o ônibus com mamógrafo na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. Além dos exames realizados, a prefeitura promoveu ações de cuidado para com a beleza feminina e orientações para a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

É essencial que as mulheres entendam a importância de fazer o exame preventivo. Por isso, é essencial que elas façam a mamografia e passem por médicos para se prevenir. Essa é uma campanha educativa, mas a prevenção deve ser feita durante todo o ano”, explicou o Secretário de Saúde, Luiz Melo.

Maria Marta, moradora do sítio Valentim foi uma das mulheres atendidas nesta sexta, em Lagoa do Fernando. Ela conta como a oferta do exame de mamografia próximo a sua residência tem facilitado a sua vida.

As agentes de saúde foram na minha casa e me disseram que, hoje, o posto faria esse exame. Antes, eu precisava ir pra Vitória fazer meus exames e é muito bom ter isso perto de casa. Estou muito satisfeita com o serviço da prefeitura e da Secretaria de Saúde. Só tenho a agradecer”.

A campanha do Outubro Rosa é voltada para as mulheres entre 49 e 69 anos. Em Gravatá, um cronograma foi feito pela Secretaria de Saúde a fim de organizar a visita do mamógrafo às Unidades Básicas de Saúde do município e atender o maior número de mulheres. Neste sábado (31), os exames serão disponibilizados pelo ônibus com mamógrafo em frente ao Parque da Cidade, onde os exames são ofertados durante todo o ano para a população.

Os comentários estão desativados.