A cidade de Gravatá sediou, na última quinta-feira (03), a 13ª Conferência Municipal da Assistência Social, realizada no Hotel Portal de Gravatá. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Gravatá, e reuniu representantes da sociedade civil, conselheiros, profissionais da área e servidores da gestão municipal.
A conferência teve como tema central “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, e foi iniciada com uma apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seguida de palestra magna conduzida por Tiago Costa, assistente social, enfermeiro e consultor com ampla experiência na área social.
Participação e fortalecimento democrático
Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Erik Medeiros, o evento representa um marco importante no fortalecimento da política de assistência no município.

“Este é um momento muito importante para a política de assistência, que é justamente onde temos a gestão democrática. É onde o público pode participar e contribuir com propostas. Em Gravatá, avançamos muito nessa área e somos referência em vários aspectos. A equipe é comprometida, está junto com o povo e trabalha para garantir o melhor atendimento a quem mais precisa”, afirmou Erik.
O prefeito Joselito Gomes também participou da abertura e destacou os avanços na assistência social desde o início de sua gestão, em 2021.

“A conferência é um espaço especial e democrático para a construção da política pública de assistência social. Já temos conquistas importantes, mas sabemos que é preciso avançar ainda mais. Esses debates nos ajudam a olhar para o que está funcionando e identificar o que pode ser melhorado. A assistência precisa ser fortalecida com responsabilidade e compromisso com os direitos da população”, destacou o prefeito.
Eixos Temáticos da Conferência
Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para debater cinco eixos temáticos fundamentais para a consolidação e evolução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS):
- Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades
- Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional
- Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecimento da Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social
- Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social
- Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS



Ao final dos debates, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas para a conferência estadual, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de assistência em todo o estado.