Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa recebe adequações para atender os gravataenses com segurança e eficácia

Gilvan Silva
92
Fotos: SECOM Gravatá

Embora não possua nenhum caso confirmado no município, a Secretaria de Saúde adotou medidas preventivas para o manejo do coronavírus no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa.

As mudanças já iniciam na recepção, onde foi criada provisoriamente uma sala de espera ao ar livre, mais arejada e ventilada e com distância de um metro entre um paciente e outro, respeitando assim o fluxo de protocolo de prevenção ao Covid-19.

Na estrutura do hospital, também foi criada uma área de isolamento exclusiva para pacientes que apresente sintomas de síndromes gripais ou síndromes respiratórias agudas graves, onde já estão disponíveis 2 leitos para síndrome gripal e mais 4 leitos equipados com suporte de ventilação mecânica e monitor, aptos para atender o paciente com complicações respiratórias mais graves até que seja regulado e transportado para uma rede referenciada com UTI. Estes leitos estão disponíveis exclusivamente para atender os casos suspeitos de Covid-19.

Durante as últimas semanas, foram realizadas contratações extras de profissionais da saúde, que serão alocados em diferentes áreas, como laboratórios, salas de atendimentos no hospital e unidades de saúde, na realização de vistorias nos estabelecimentos com equipes da vigilância sanitária e também no atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal. Também foi realizada a aquisição de equipamentos de proteção individual para dar mais segurança aos pacientes e profissionais.

Uma nova ambulância também foi adquirida e está disponível para atender exclusivamente as transferências de pacientes com suspeitas do novo coronavírus para os hospitais de referência.

A Secretaria de Saúde, que tem mostrado preparo e competência diante desta pandemia, afirma que, caso haja necessidade, o Hospital possui mais leitos prontos para a adequação.