Durante as explicações pessoais, a vereadora Ninha Professora fez um discurso emocionante em homenagem às mães, especialmente à sua, dona Preta, (in memoriam). Ela também expressou apoio às mães que enfrentam dificuldades e cuidam de filhos atípicos.
Ninha iniciou sua fala cumprimentando todas as mães presentes, em nome das mães atípicas, lutadoras. Emocionada, ela destacou que, embora não tenha filhos atípicos, sempre teve um olhar sensível às dores dessas mães.

“A gente já viu casos de mães que tiram a própria vida e a dos filhos, porque chegam ao limite e sabem que ninguém vai cuidar deles como elas. Isso me preocupa profundamente.”
Lamentou, reafirmando seu compromisso com as associações e entidades ligadas à causa.
O momento mais emocionante veio quando a vereadora pediu licença para fazer uma homenagem pública à sua mãe, chamada carinhosamente de Preta. Tentando conter as lágrimas, Ninha compartilhou um texto que escreveu e releu diversas vezes na véspera da sessão.

“Uma mulher negra, guerreira. Firme nos posicionamentos, determinada com seus objetivos, meiga, serena e bruta, mas cheia de amor. Foi com sua resiliência que educou os filhos, boa parte sozinha. E foi com esse perfil que me ensinou a ser o que sou hoje. Tenho certeza, sem falsa modéstia, que sou seu orgulho.”
Declarou.
A vereadora concluiu sua fala exaltando a importância da maternidade e refletindo sobre seu papel como mulher, política e mãe.

“Ser mãe é viver alegrias e tristezas, sorrisos e lágrimas, e no final ainda agradecer por essa missão honrosa. Sou muito feliz por ser mãe de Lucas Gabriel, Victor Manuel e Ana Luiza, e privilegiada por ser mulher, política e mãe.”
A homenagem foi aplaudida de pé pelos presentes e deixou claro o lado humano e sensível da atuação da vereadora, que tem se destacado pela sua empatia e compromisso com as causas sociais.