Documentário: Fundação da Casa Beneficente, Vicente Soares da Silva e Maria Alice – Casa dos Velhinhos

Após um dia de trabalho do senhor Otávio Soares da Silva um idoso aproximou-se e pediu humildemente uma xícara de café e um agasalho. O bondoso e saudoso senhor Otávio dirigiu-se à lanchonete mais próxima de sua loja e mandou servi ao idoso, um café completo. Ao terminar a refeição, o senhor Otávio presenteou um capote de lã importado da Inglaterra que lhe fora dado pelos seus filhos no último aniversário.

Diante daquela cena prometeu a si mesmo que haveria de construir um abrigo para o acolhimento de idosos para amenizar o sofrimento daquelas pessoas que tanto precisavam de proteção.

No dia 30 de dezembro de 1958 nascia a casa beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice, Casa dos Velhinhos. Octávio Soares da Silva era gravataense, mas residia em São Paulo, faleceu em 1982. A casa passou a ser dirigida pelo genro, Reginaldo Soares de Andrade.

A casa tem a finalidade de acolher idosos em situação de risco pessoal e social decorrente de abandono, maus tratos, situação de rua, cujos vínculos familiares e comunitários foram rompidos, sendo do município de Gravatá ou de cidades vizinhas.

Sem distinção de sexo, etnia e religião. Com a capacidade para 110 idosos entre masculino e feminino, a Casa dos Velhinhos de Gravatá é mantida por doações de pessoas físicas, jurídicas, instituições privadas e 80 por cento do salário dos idosos que são aposentados.

A instituição disponibiliza vários serviços e espaços para seus usuários, sendo eles: recepção, salão de festas, assistente social, farmácia, refeitório, cantina, pavilhões masculino e feminino, bazar, fisioterapia, lavanderia, ambulância própria, ônibus além de uma grande área arborizada.

No dia 9 de abril de 2014 foi realizado o primeiro ‘Café Beneficente da Casa dos Velhinhos’ em homenagem ao Café oferecido ao primeiro idoso desta grandiosa história.

Imagem: Oscar Mendes / Arquivo / Cortesia

CURIOSIDADE: Em 1969 as Irmãs franciscanas, hospitaleiras da imaculada conceição, chegaram na cidade para administra o Abrigo dos Velhinhos.



PubGS - Você viu, seu cliente verá!

Os comentários estão desativados.