O deputado estadual Waldemar Borges anunciou, nesta quinta-feira (31), a vinda do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, a Gravatá para formalizar a classificação do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança – SERC como um novo Centro Especializados em Reabilitação (CER). A cerimônia vai acontecer no próximo sábado, às 9h30, na sede da entidade, localizada na Rua José Inácio da Silva, 71, no Centro.
A conquista é fruto de uma longa luta dos que fazem a entidade, que até abril deste ano era dirigida e liderada por Maria das Dores, uma das fundadoras da Organização Social, e que contou com a colaboração do deputado estadual Waldemar Borges e do deputado federal Renildo Calheiros, que estiveram inúmeras vezes no Ministério da Saúde explicando a importância do SERC para o município e para a região e agilizando os trâmites burocráticos para que a OSC fosse selecionada para se tornar um CER. A ministra Luciana Santos também teve participação decisiva nessa luta junto ao MS.
Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) são pontos de atenção ambulatorial especializados que realizam diagnóstico, tratamento, reabilitação, dentre outras serviços, em regiões com vazios assistenciais, fortalecendo e qualificando o Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso o SERC passa a receber uma ajuda de custo mensal que se soma a alguns patrocinadores, e a ajuda de colaboradores, a exemplo das emendas parlamentares anuais do deputado Waldemar Borges.
O SERC é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que há mais de 35 anos atende crianças, adolescentes e jovens com deficiência e suas famílias, promovendo sua inclusão social, educacional e reabilitação, em Gravatá e em toda região.