A prefeitura de Gravatá, anunciou que 720 gravataenses com 85 anos ou mais, deverão receber a 1ª dose da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, imunizante que foi desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido pelo Instituto Serum, da Índia. A vacinação inicia nesta sexta-feira (29/01).

Segundo a prefeitura, os postos de saúde da cidade estarão à disposição de quem precisa se vacinar, mas quem tiver dificuldade de locomoção, a Secretaria de Saúde vai deslocar uma equipe para vacinar essa pessoa na própria residência.

O secretário de Saúde do município, Dr. José Edson, explica que “as pessoas de área descoberta, ou seja, que não tem Posto de Saúde da Família (PSF), vão se dirigir ao Posto 1 e nós vamos montar também, no Pátio de Eventos, um esquema drive-thru em que as pessoas vão de carro, ou mesmo a pé, para se vacinar. Ao mesmo tempo, iremos iniciar a imunização com a segunda dose do primeiro grupo, que são os idosos institucionalizados e profissionais da saúde”.

O coordenador do Programa de Imunização de Gravatá, Leduard Leon, detalhou que foi criado um cronograma nos postos de saúde e serão disponibilizados dois ou três pontos, por vez, que irá ser exclusivo para vacinação da COVID-19

“Nesses dias dedicados a imunização, o funcionamento normal desses postos será interrompido temporariamente para evitar aglomeração”.

A secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, fala da logística para vacinar as pessoas acamadas.

“As Unidades Básicas de Saúde (UBS), através dos agentes comunitários, irão identificar quem precisa da imunização em casa e reforçamos a importância da população estar atenta ao calendário de vacina para que todos estejam protegidos”.

O secretário executivo da pasta, Frailan Mota, reforçou que “a segunda dose desta vacina da AstraZeneca é aplicada três meses após a primeira administração. Diferente da Sinovac, que deve ser injetada 15 dias após a aplicação da primeira dose”.


Acompanhe abaixo o cronograma de vacinação COVID-19 para idosos com 85 anos ou mais nas unidades de Estratégias de Saúde da Família de Gravatá.

29/01: USF Ana Caminha I e II
01/02: USF Jucá e Auta Soares (Cruzeiro II)
02/02: USF Boa Vista e Posto II
03/02: USF Maria Auxiliadora e Patrícia Nely (Rua do Norte)
04/02: USF Ricardo Valmir (Alpes Suíços) e Russinhas
05/02: USF São Severino e Lagoa do Fernando
08/02: USF Posto III e Posto IV (Santa Helena)
09/02: USF CAIC e Judas Tadeu (Cruzeiro I)
10/02: USF Mandacaru e Uruçu-Mirim
11/02: USF Avencas e Nossa Senhora das Graças
12/02: USF Limeira



PubGS - Você viu, seu cliente verá!

Os comentários estão desativados.