No dia 13 de maio, o Sítio Banguê, em Aldeia, foi palco do 1º GuiaFest, evento que celebrou o Dia do Guia de Turismo (comemorado no último sábado, 10 de maio) e reuniu 77 guias de turismo da Região Metropolitana do Recife e também do Agreste pernambucano.
A ação foi coordenada por Niete Cordeiro, uma das principais lideranças entre os guias do estado, e promovida pelo movimento ENGRENA — Guias de Pernambuco, em parceria com a ATPE – Associação de Turismo de Pernambuco.
O GuiaFest foi um momento de confraternização, integração e reconhecimento do papel essencial dos guias no fortalecimento do turismo. São esses profissionais, regulamentados pelo Ministério do Turismo, que conduzem grupos, recepcionam visitantes e apresentam os destinos com conhecimento, sensibilidade e hospitalidade.
A ATPE, presidida por Rodrigo do Turismo, atua como entidade parceira de movimentos e associações do setor, apoiando iniciativas que fortalecem o ecossistema turístico de Pernambuco. O evento foi mais uma ação que demonstra esse compromisso de incentivo e articulação institucional para projetos de base, como o ENGRENA.
O movimento ENGRENA existe há aproximadamente dois anos, realizando encontros formativos para guias e agências de turismo, além dos FAMTUORs — visitas técnicas que promovem o conhecimento de destinos turísticos por meio da vivência profissional.
O ENGRENA também é parceira da AGIT – Associação Gravataense de Incentivo ao Turismo, já realizou dois FAMTUORs na cidade em 2024, levando cerca de 20 agências e guias para conhecer os atrativos turísticos do município, fortalecendo a divulgação de Gravatá como destino estratégico no estado.
O 1º GuiaFest marca um importante passo na valorização da profissão e reforça a importância de mais iniciativas como essa, que unem, capacitam e celebram aqueles que são a linha de frente do turismo.
Parabéns a todos os guias de turismo de Pernambuco, que com dedicação e paixão transformam viagens em experiências inesquecíveis!