Nesta Terça 15, Gravatá completa 123 anos com programação especial

131

Gravatá, no Agreste, completa 123 anos de emancipação política nesta terça-feira (15). Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, organizou uma programação especial gratuita.

Logo cedo, às 7h30, acontece na Praça Rodolfo de Moraes, em frente à Prefeitura, o tradicional hasteamento das bandeiras. Na ocasião, estarão presentes o interventor Mário Cavalcanti, além da Banda XV de Novembro, alunos das escolas municipais e autoridades locais.

O Parque da Cidade, situado na Rua Joaquim Souto Maior, Bairro Nossa Senhora das Graças, também haverá programação. Das 10h às 15h, haverá contação de histórias, na brinquedoteca, do espaço. Quem tiver um tempo para comparecer ao local, terá divertimento garantido.

Ainda no Parque, a partir das 15h, acontece a caminhada fotográfica. Saindo de lá, os profissionais da fotografia irão circular pelas principais ruas da cidade. Para participar não precisa se inscrever, basta chegar e se inserir ao grupo.

Finalizando a programação de aniversário, o Mercado Cultural, situado na Rua Sérgio Loreto, no Centro, recebe artistas da cidade para a gravação de um DVD que, posteriormente, será divulgado nos Estados Unidos. A entrada é gratuita.

Histórico – O município de Gravatá, no Agreste, teve sua origem em uma fazenda no ano de 1808. O local, que pertencia a José Justino Carreiro de Miranda, servia como hospedagem para viajantes que iam comercializar açúcar e carne bovina, sendo levados de embarcação do Recife até o interior. Como a navegação pelo Rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar que o gado perdesse peso. Uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá, denominação que deriva do Tupi Karawatã (mato que fura), por conta da predominância de uma planta da família das bromélias, também conhecida como Caraguatá, Caroatá, Caroá e, posteriormente, Gravatá.

Programação:

15 de março

08:00 – Hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura;

10:00 às 15:00 – Leitura no Parque – Parque da Cidade

15:00 – Caminhada Fotográfica Cultural com Saída do Parque da Cidade pelas principais Avenidas da Cidade. Não necessita de inscrição.

19:00 – Shows no Mercado Cultural de Gravatá. Coletivo de artistas da Cidade gravando um DVD para divulgação nos Estados Unidos.



Nesta Terça 15, Gravatá completa 123 anos com programação especial
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp:


Deixe seu comentário

Boa Live Gravata