Mutirão contra o Aedes Aegypti é realizado no bairro Nossa Senhora das Graças

125
(Post atualizado em: 23 de fevereiro de 2016)
FotoMarcone Barros 

Na luta contra o Aedes Aegypti, Gravatá, no Agreste, continua desenvolvendo ações para combater os focos do mosquito – responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Por isso, dentro da programação da campanha Gravatá na luta contra o Aedes Aegypti, quem recebeu a ação de combate, no domingo (21), foi o bairro Nossa Senhora das Graças.

No local, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Associação dos Corretores de Imóveis de Gravatá, realizou um mutirão de limpeza. Na ocasião, também participaram da ação agentes das Vigilâncias em Saúde (ambiental e epidemiológica), Corpo de Bombeiros Militar de Gravatá, Defesa Civil do Estado de Pernambuco e voluntários convocados pela Associação.

A ação teve início no Posto Petur e, em caminhada, seguiu pela Rua XV de Novembro, passando pelas principais ruas do bairro Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, além de entrar nas residências para verificar os reservatórios, foi feito um trabalho educativo para conscientizar os moradores sobre a importância de todos combaterem o mosquito, evitando, portanto, deixar objetos que possam ser criadouros das larvas. Entre as visitas, as equipes recolheram lixo, entulhos e materiais que acumulam água e estavam despejados em terrenos abertos e residências.

A secretária de Saúde, Adelaide Caldas, que também participou da ação junto às equipes, disse que a Prefeitura não mede esforços para combater o Aedes Aegypti. “Visitamos as residências, recolhemos entulhos e, nos casos onde foi identificado focos dos mosquitos, realizamos o tratamento com larvicida. Em reservatórios maiores, adicionamos os peixes “guppy”, que é uma forma de tratamento biológico e não ocasiona danos à população, já que eles se alimentam da larva do mosquito”, disse ela.

Representando a Defesa Civil de Pernambuco, o Major Leonardo Rodrigues falou sobre o trabalho que é realizado em todo o Estado. “Entre outras ações, a Defesa Civil trabalha no intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas para que possamos reduzir o número de casos e evitar problemas maiores. E, é com grande satisfação que, hoje, estamos em Gravatá para, juntos, combater esse mosquito que está afetando muita gente”, destacou.


Ao falar sobre a ação realizada no domingo, o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Gravatá, Ricardo Emanoel, disse estar feliz com a participação de todas as equipes e voluntários. “Fiquei muito feliz com a determinação e entusiasmo de todos que estiveram presentes, em pleno domingo, para combater esse mosquito que causa tanto transtorno para a nossa cidade e para o Nordeste”, disse.

Para a dona de casa, Maria das Graças, moradora da Rua XV de Novembro, esta é uma ação muito importante e que deve permanecer em toda a cidade. “Aqui em casa os nossos reservatórios estão todos bem vedados. Temos muito cuidado porque temos medo de adoecer. Essa ação é muito importante e eu achei muito boa”, falou, ao destacar que todos precisam cuidar de suas casas. “É preciso que todos cuidem. Se eu cuidar de minha casa, mas meu vizinho não cuida, aí estaremos todos correndo o mesmo risco. Espero que esta ação seja repetida mais vezes”, pediu.

Para combater o mosquito Aedes Aegypti é importante:

· Manter a caixa de água fechada com a tampa;

· Limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água;

· Não deixar acumular água da chuva sobre a laje;

· Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão;

· Manter os tonéis e barris de água bem tampados;

· Encher os pratinhos dos vasos de plantas com areia;

· Lavar 1 vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão;

· Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo;

· Entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva;

· Colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.

Mutirão contra o Aedes Aegypti é realizado no bairro Nossa Senhora das Graças
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp:


Boa Live Gravata