Joaquim Neto Lidera com alta pontuação segundo pesquisa

243
Foto Gilvan Silva (Arquivo) 

Uma pesquisa encomendada pelo Jornalista Magno Martins ao Instituto Opinião sobre a sucessão municipal em Gravatá aponta o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) líder absoluto em toda as áreas.


Na primeira pesquisa, incluindo todos os pré-candidatos, Joaquim Neto apareceu com 42,3% das intenções de voto contra 8,9% do pré-candidato do PR, vereador Fernando Resende. Em terceiro, Júnior Darita (PTN), com 7,1%, seguido de João Paulo (PSB), com 5,1%, Rafael Prequé (PRB), com 4,9%, Ozano Brito (PSD), com 2,6%, Waldemar Borges (PSB), com 1,7%, e Manoel da Saúde (PP), com 0,9%. Brancos e nulos somam 18% e 8,5% se apresentaram indecisos. 

Já na nova pesquisa, Joaquim subiu um pouco mais, chega a 45,7%. Resende se mantém com os mesmos 8,9%, Júnior Darita sobe para 8%, João Paulo chega a 5,7% e Rafael Prequé fica com 5,4%. Brancos e nulos sobem para 19,1% e indecisos caem para 7,2%. Num terceiro e último cenário testado, com apenas três candidatos, Joaquim pula para 49,1%.

Os outros dois nomes estimulados – João Paulo e Rafael Prequé – o primeiro sobe para 10,9% e o segundo para 9,1%. Brancos e nulos crescem ainda mais, chegando a 24% e indecisos estão na casa de 6,9%. Na espontânea, modelo pelo qual os entrevistados são forçados a lembrar do nome do candidato sem o auxílio da cartela, Joaquim também lidera. Desponta com 20,9%, seguido de Resende com 2,6%.


Pontuaram ainda João Paulo (1,7%), Júnior Darita (1,4%), Manoel da Saúde (0,9%), Ozano Brito (0,6%), Rafael Prequé (0,3%) e Júnior de Paulo (0,3%). Brancos e nulos representam 10,3% e 61% se apresentaram indecisos. 

A pesquisa foi a campo entre os dias 6 e 7 deste mês, sendo aplicados 350 questionários nos bairros 15 de novembro, Alpes Suíços, Área Verde, Avencas, Bairro Novo, Boa Vista, Centro, COHAB I e II, Cruzeiro, Jucá, Mandacaru, Maria Auxiliadora, Norte, Nossa Senhora das Graças, Prado, Princesa Gales, Riacho do Mel, Russinha, Salgadão, São José, São Severino, Suíça Brasileira, Uruçu e Volta do Rio.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-08137/2016.

Em rejeição, Joaquim Neto aparece no topo com 14%, seguido de Ozano Brito (8,6%), Waldemar Borges (5,4%), Rafael Prequé (5,1%), Fernando Resende (5,1%), Júnior Darita (2,6%), João Paulo (1,4%) e Manoel da Saúde (1,4%). Os maiores percentuais de intenção de voto para Joaquim aparecem entre os eleitores com grau de instrução entre a 6ª e a 9ª séries (50%), entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (47%) e entre os eleitores com renda familiar entre um e três salários (45,2%).

Por sexo, 43% dos seus eleitores são femininos e 41,5% masculinos. Suas menores taxas de intenção de voto se concentram entre os eleitores com grau de instrução superior (29,3%), entre os eleitores com renda familiar entre três e cinco salários (30,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (35,2%).

Em segundo lugar, o republicano Fernando Resende tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (13.8%), entre os eleitores com grau de instrução médio (13,4%) e entre os eleitores com renda familiar entre um e três salários (11,5%). Os mais baixos se situam entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (sem pontuação), entre os eleitores com grau de instrução superior (4,9%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (6,1%). Por sexo, 9,1% dos seus eleitores são masculinos e 8,6% femininos.




Direto da Redação: Gilvan Silva
Com Informações do Blog do Magno Martins
NA MIRA DA NOTÍCIA
Joaquim Neto Lidera com alta pontuação segundo pesquisa
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp:


Boa Live Gravata