Gravatá comemora aniversário com hasteamento e programação durante o dia

109
(Post atualizado em: 15 de março de 2016)

Gravatá está em festa pelos 123 anos de emancipação política. Para homenagear a cidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, preparou uma movimentada agenda de aniversário.

Pontualmente, às 8h, na Praça Rodolfo de Moraes, no Centro, o interventor do município, Mário Cavalcanti, acompanhado pelos secretários, vereadores, representantes da Defesa Civil do Estado, Guarda Municipal, estudantes de escolas municipais, Polícia Militar, Escoteiros, Maçonaria e sociedade civil, participou do tradicional hasteamento das bandeiras. A Banda XV de Novembro, sob a regência do Maestro, Adelson Pereira, executou os hinos Nacional, de Pernambuco e de Gravatá.

“No dia em que a cidade comemora 123 anos, já temos muito para comemorar. Desde que chegamos, em 18 de novembro, iniciamos um grande trabalho para melhorar os serviços públicos oferecidos aos gravataenses. Em quatro meses, regularizamos a folha de pagamento, garantimos o transporte escolar dos estudantes, melhoramos a qualidade do ensino, por meio do reordenamento da rede, e fechamos parcerias com o Governo do Estado para executar ações que estão em andamento”, disse Cavalcanti, ao destacar que, dele, os cidadãos podem esperar muita honestidade, justiça e trabalho.

A programação segue durante todo o dia. No Parque da Cidade, situado na Rua Joaquim Souto Maior, Bairro Nossa Senhora das Graças, também haverá atividades. Das 10h às 15h, os presentes participarão de contação de histórias, na brinquedoteca, do espaço. Quem tiver um tempo para comparecer ao local, terá divertimento garantido.

Ainda no Parque, a partir das 15h, acontece a caminhada fotográfica. Saindo de lá, os profissionais da fotografia irão circular pelas principais ruas da cidade. Para participar não precisa se inscrever. O participante basta chegar no local e se inserir ao grupo.

Finalizando a programação de aniversário, o Mercado Cultural, situado na Rua Sérgio Loreto, no Centro, recebe artistas da cidade para a gravação de um DVD que, posteriormente, será divulgado nos Estados Unidos. A entrada é gratuita.

Histórico – O município de Gravatá, no Agreste, teve sua origem em uma fazenda no ano de 1808. O local, que pertencia a José Justino Carreiro de Miranda, servia como hospedagem para viajantes que iam comercializar açúcar e carne bovina, sendo levados de embarcação do Recife até o interior. Como a navegação pelo Rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar que o gado perdesse peso. Uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá, denominação que deriva do Tupi Karawatã (mato que fura), por conta da predominância de uma planta da família das bromélias, também conhecida como Caraguatá, Caroatá, Caroá e, posteriormente, Gravatá.

Programação:

15 de março

10:00 às 15:00 – Leitura no Parque – Parque da Cidade

15:00 – Caminhada Fotográfica Cultural com Saída do Parque da Cidade pelas principais Avenidas da Cidade. Não necessita de inscrição.

19:00 – Shows no Mercado Cultural de Gravatá. Coletivo de artistas da Cidade gravando um DVD para divulgação nos Estados Unidos.



Gravatá comemora aniversário com hasteamento e programação durante o dia
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp: