Escolas municipais são contempladas com a entrega de 33 lousas digitais

163
(Post atualizado em: 19 de março de 2016)

Uma forma de melhorar o desempenho dos estudantes é investir na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

Pensando nisso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu lousas digitais – um equipamento multimídia que permite a interatividade entre os professores e estudantes. 

Os equipamentos começaram a ser entregues, nesta sexta-feira (18), pelo interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti. A primeira unidade contemplada foi a Escola Municipal Professor Aderbal Jurema, localizada no distrito de Mandacaru, na zona rural.

A secretária de Educação, Maria Ângela Cavalcanti, acompanhou o interventor durante a entrega. A unidade, que funciona em dois turnos e possui oito turmas distribuídas em Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 4º) e Anos Finais (do 5º ao 9º ano), foi a primeira de um total de 31 escolas municipais que serão contempladas com o equipamento.

Com a nova tecnologia, os professores poderão oferecer aulas interativas. Os conteúdos ficarão mais interessantes porque os próprios estudantes poderão utilizar um tipo de caneta especial que escreve e envia os comandos à tela projetada pelo computador.

“É com muita satisfação que entregamos esse equipamento que, em um curto espaço de tempo, vai contribuir para o avanço e o desempenho dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. As escolas de Gravatá precisam melhorar e, por isso, estamos tentando oferecer as condições necessárias para que os alunos e professores possam avançar em seus resultados”, destacou o interventor durante a entrega.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Ângela Andrade, a aquisição dos equipamentos foi custeada com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR). “Quando chegamos, os equipamentos estavam armazenados. Porém, não poderia ser utilizado porque faltava a quitação dos mesmos. Realizamos o pagamento e fizemos a prestação de contas ao FNDE. Por isso, hoje, conseguimos iniciar as entregas das 33 lousas digitais”, explicou.

Para a diretora da escola, Lethy Alves, a chegada do equipamento contribui no melhor desempenho do aprendizado dos estudantes. “É sempre muito bom contar com novos recursos para oferecer um ensino com mais qualidade às nossas crianças. Essa nova tecnologia vai estimular o aluno a querer participar mais da aula, justamente por causa da interatividade”, disse.

EQUIPAMENTO: Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, a lousa facilita a interatividade. O equipamento, desenvolvido ainda como um dispositivo leve e portátil, pode ser transportados pelos professores para as salas de aula. O equipamento, interligado aos laboratórios ProInfo, é composto por teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia. O dispositivo permite apresentar conteúdos digitais armazenados no servidor da escola, além de um sistema operacional com código-fonte aberto. Ele pode ainda operar como uma lousa digital. Para isso, a superfície de projeção é transformado em um quadro interativo.



Escolas municipais são contempladas com a entrega de 33 lousas digitais
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp: