Educa: 10ª Edição do “Projeto Resgate Histórico” será realizada em Fevereiro

2482
Prefeitura de Gravatá

A competição do “Projeto Resgate Histórico”, que ocorre entre os estudantes do 5º ao 9º Ano das redes municipal, estadual e privada, está na sua 10ª edição e terá início no dia 20 de fevereiro. O projeto, que tem o objetivo de proporcionar aos jovens o interesse e a valorização pela História de Gravatá, é organizado pela Academia de Letra e Artes de Gravatá e conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O concurso conta com quatro fases. A primeira ocorre em cada escola inscrita, a qual seleciona, dentre seus alunos, os dez melhores para representarem a instituição. Na segunda etapa, os dois primeiros colocados dos dez anteriores de cada escola são selecionados para a terceira fase. É na terceira fase, então, que são escolhidos os dez semifinalistas da competição entre todas as instituições. Dos dez finalistas, apenas um sairá vencedor, ao levar para casa o prêmio de mil reais.

Para se preparar para o campeonato, cada competidor recebe uma apostila com as curiosidades, fatos culturais, históricos, políticos, além de informações sobre personalidades gravataenses. A competição gira em torno de rodadas de perguntas e respostas.

Idealizado por Dr. Carlos Lippo, o “Projeto Resgate Histórico” surgiu no ano de 1996. A ideia veio depois que o idealizador recebeu o título de Cidadão Gravataense, após sua integração à Câmara dos Vereadores. Para honrar o título recebido, ele sentiu a necessidade de retribuir a homenagem de alguma forma. Foi aí que ele pensou em transmitir o sentimento de valorização da cultura local, disseminando fatos que foram importantes para a construção do município.

Para Dr. Carlos Lippo, a formação pessoal e escolar dos participantes se ampliam, após participarem do projeto.

Carlos Lippo

O engajamento das crianças e adolescentes é muito notório. Eles ficam empolgados com a competição, querem descobrir fatos novos sobre a cidade em que moram. Além de ser divertido pra eles, também é educativo e enriquecedor,” completa.

A Secretaria de Educação, além de apoiar o evento, promoverá um dia de lazer com os 10 semifinalistas participantes da terceira fase. A etapa final do concurso está prevista para o dia 14 de março e as inscrições são realizadas nas próprias escolas que recebem a visita e a divulgação pelos organizadores do evento.

Educa: 10ª Edição do “Projeto Resgate Histórico” será realizada em Fevereiro
4.6 (91.2%) 25 votos
Deixe seu Comentário!

- - anuncie aqui - -

Anuncie