Hemope faz apelo para aumentar estoque de sangue após queda no estoque

322


Com o aumento no número de casos relacionados ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunha e zika vírus -, o estoque do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) registrou queda nas doações nos dois primeiros meses do ano. Segundo o hemocentro, houve uma redução no quadro de doadores, passando de oito mil para sete mil bolsas apenas em um mês.

Por dia, a entidade recebe cerca de 300 doares de sangue, porém o efetivo de pessoas regulares reduziu nos últimos meses. Diante desse cenário, o Hemope faz um apelo para que novos doares se mobilizem para contribuir no quadro de bolsas de sangue.

As doações no Hemope são destinadas às unidades de saúde para garantir atendimento aos pacientes que estão com quadros de sangramentos, tratamento quimioterápico ou realização de cirurgias e transplantes.

“É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente. Se o doador contraiu dengue, zika ou chicungunha ou esteja com qualquer sintoma, é preciso que realize a doação pelo menos 30 dias depois do desaparecimento dos sintomas”, comenta a diretora de Hemoterapia, Ana Fausta. A ação dura, em média, 50 minutos.

Para doar, basta se direcionar à unidade de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive a instituição está aberta nos feriados. Além disso, o doador pode realizar o agendamento através do telefone 0800-081-1535. Para ajudar no estoque, é preciso que tenha 16 anos completos e no máximo 69 anos. É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial com foto.

Além do hemocentro da capital pernambucana, situado no bairro do Derby, área central do Recife, os interessados podem realizar a doação também em unidades em Caruaru e Garanhuns, no Agreste do Estado, além de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada, no Sertão pernambucano.



Fonte: NE10
Hemope faz apelo para aumentar estoque de sangue após queda no estoque
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp:


Deixe seu comentário

Boa Live Gravata