O vereador, Bolo da Areia (PSDB), vem se comportando de forma estranha após as eleições. O parlamentar esqueceu qual o real papel do vereador e partiu para a execução.

O problema é que o mesmo vem arrumando confusões com moradores e até mesmo com secretários, funcionários e com o executivo, pois sabemos que em todas as gestões municipais, existe a secretaria de infraestrutura, mobilidade e controle urbano, que em Gravatá é chefiada pelo o secretário titular, Dr. Ricardo Sérgio Cardim e a executiva, Dr. Ana Paula Remígio.

O vereador neste final de semana, teria se envolvido em mais uma confusão. Segundo um funcionário da secretaria de infraestrutura, o parlamentar queria passar com máquinas em uma rua onde existe manilhas por onde passa os esgotos das residências. Nesta mesma Rua, a secretaria de infraestrutura já teria executado o serviço de planeamento do local uma semana antes, e o vereador queria colocar pissarro, podendo até entupir as maninhas, o que seria uma tragédia.

Não é a primeira vez que o parlamentar se envolve em confusão, o mais recente aconteceu na Rua São Caetano, Bairro Novo, onde o vereador teria sido orientado pelo mesmo funcionário da secretaria de infraestrutura a não colocar pissarro no local, já que a Operação Tapa Buracos, iria iniciar, e a São Caetano seria a primeira a ser contemplada. Mesmo com o aviso do funcionário, o vereador foi ao local com maquinas e colocou o pissarro, revoltando os moradores que expulsaram o vereador a gritos, sem falar de outros casos que o parlamentar teria se envolvido.

O real papel do vereador é fiscalizar e fazer projetos para o município em beneficio da população, o trabalho de execução fica por parte da prefeitura municipal, e não cabe ao vereador executar, já que o mesmo é legislativo e não executivo.

Para o ministério público, vereadores que forem pegos executando, comprando materiais de construções para obras ou algo que caracterize serviço de execução, que repito, só cabe ao executivo municipal, poderá ser investigado e ter seu mandato casado na Câmara Municipal, em outras palavras, perder o mandato.

Enfim, um Vereador nunca poderá realizar uma obra, mas sim apenas solicitá-la ao prefeito ou incluí-la no orçamento. Outras pessoas ainda, erroneamente entendem que um Vereador é patrão dos funcionários públicos municipais e que podem demitir ou admitir qualquer um deles, o que também não vem de encontro com suas funções.

É necessário que a população esteja ciente das reais possibilidades e responsabilidades de um Vereador que pertence ao Poder Legislativo, cuja principal função é elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo. Outra importante função que o vereador tem é a de fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral, Lei Orçamentária, bem como as obras que são executadas pelo executivo, além de também ter a obrigação de fiscalizar como são gastos todos os recursos financeiros que são transferidos pelos governos estadual e federal ao executivo.

Como o vereador é o representante legítimo do cidadão, é necessário que este cidadão participem das reuniões da câmara, para saber como está atuando o seu vereador e conseqüentemente dar a ele subsídio e apoio para o desempenho de suas funções.

Espero que o parlamentar tenha aprendido com essas informações, como um vereador deve se comportar e legislar, que é seu papel.

E você, o que acha sobre essa questão? concorda ou não concorda? deixe sua opinião nos comentários e avalie nossa matéria logo acima.

Bolo da Areia é Vereador ou Secretário de Obras?
4.7 (94.88%) 43 votos
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado
283

Compartilhar no WhatsApp:


Deixe seu comentário

Boa Live Gravata