Agad PE homenageia Contador Geral do Estado

162
(Post atualizado em: 8 de março de 2016)

A Associação dos Gestores Administrativos de Pernambuco (Agad PE) prestou homenagem ao Contador Geral do Estado, Carlos Alberto Miranda, na última quinta-feira (3). O presidente da entidade, Emanuel Monteiro, entregou um kit simbólico em tributo pelo apoio concedido pela Contadoria Geral de Pernambuco (CGE) às ações em prol da carreira dos gestores governamentais (GGOVs) contadores, que integram a AGADPE. A homenagem ocorreu durante reunião sobre prestação de contas ocorrida no auditório da Secretaria de Administração (SAD) do Estado, no Pina, Recife.

Além de Miranda, o auditor da Secretaria da Fazenda (Sefaz) Uziel Buarque, assessor da CGE responsável pela coordenação das unidades setoriais de contabilidade, em razão do anuncio de sua aposentadoria, foi agraciado em reconhecimento ao inestimável apoio prestado aos Ggovs Contadores desde o princípio. “Não pudemos deixar de reconhecer essas duas pessoas, que estão sempre com a gente e são responsáveis para que esse tipo de evento de disseminação do conhecimento continue a acontecer”, explicou Emanuel Monteiro. O GGOV Rodrigo Farias, gerente da setorial contábil da Procuradoria Geral do Estado (PGE), ladeou Monteiro na hora da entrega do tributo.

As reuniões que juntam os Ggovs contadores ocorrem mensalmente, sempre trazendo atualizações específicas para a carreira. O encontro deste mês versou sobre a Resolução do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) 23/2015, que trata da prestação anual das contas estatais. Auditores do Departamento de Controle Estadual do TCE/PE lideraram as discussões. “Eventos como este colaboram para a boa aplicação do recurso público e para a transparência. Aqui, poderemos dirimir todas as nossas dúvidas e entregar um produto coerente”, comentou Emanuel Monteiro.

Grato pela homenagem, Carlos Alberto Miranda falou que o trabalho dos Ggovs contadores contribui para o reconhecimento gradativo da função do contador da área pública. “Vocês vieram profissionalizar a gestão estatal. Fiquem cientes de que o Estado de Pernambuco nunca investiu tanto na capacitação de servidores quanto investiu em vocês”, disse.

A Ggov contadora Iva Souza, que fez parte da comissão que organizou a reunião, comentou que o encontro de março reuniu outros técnicos, além dos Ggovs. Foram convidados servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). “Quando os temas são mais abrangentes, como o de hoje, convidamos profissionais de outros órgãos da administração direta e indireta. As pessoas enviaram as dúvidas sobre prestação de contas com antecedência. Tudo foi remetido ao TCE. Os auditores já vêm focados para responder a essas questões”, detalhou Iva. Segundo a contadora, o principal ponto a ser observado é a clareza das contas. “Quanto mais transparente a prestação, menor a chance de ser notificado”.

A Resolução do TCE/PE 23/2015 disciplina a apresentação das prestações de contas anuais pelos titulares do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado de Pernambuco, do Tribunal de Contas do Estado, e pelos gestores dos órgãos e entidades da administração direta e indireta estadual e demais unidades jurisdicionadas.



Agad PE homenageia Contador Geral do Estado
Ainda não votou
Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Irritado

Compartilhar no WhatsApp: